terça-feira, 21 de outubro de 2008

Perdão

Hoje a mãe de Eloá perdoou o assassino de sua filha.
Existe uma passagem bíblica em que se solicita o perdão para todos os males: "Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete" (Mt 18, 21-22).
Como é difícil perdoar. Eu, católica, praticante, coloco-me a prova quanto a capacidade de perdoar.
Vejo a mídia relatar mais dois assassinatos (Arthur Sendas, Alberto Salles) um sequestro de uma criança de 11 anos (pasmem por um adolescente de 15 anos e seu irmão de 12), onde vamos parar? E, como perdoar tantas atrocidades?
Sei que devemos praticar o perdão a cada dia, a cada minuto de nossas vidas e até sou capaz de perdoar, mas ao ver uma pessoa ser tão maltratada, tão violentada, sou acometida por um sentimento de repulsa, de revolta que me impede de praticar o perdão.
Sei que preciso repensar sobre o assunto,mas e você leitor amigo, seria capaz de perdoar caso vivesse um drama como esses relatados ou outros parecidos. Como está sua capacidade de perdoar?
Deixo aqui um convite para a reflexão. Eu já me entreguei a ela...
Um abraço de paz
Delaine

3 comentários:

Anônimo disse...

Delaine,

Eu procuro orientação no Mestre e não sinto dificuldades em perdoar, me pergunto como ele veria esses fatos e descubro só compaixão pelos erros e confusões desses irmãos. Imagine o desvario e a confusão desses pobres espíritos. O ato que cometeram sem dúvida é grave, terá a punição prevista na justiça dos homens e para a proteção da sociedade, mas não me cabe julgá-los porque o Mestre o proíbe e ainda adverte que o mesmo peso que usarmos será tambem usado para nós (quem pode atirar a primeira pedra?). E quem deveria perdoa-lo já o fez. Esse(a) tem no coração a frase "Perdoai nossas ofensas como temos perdoado a quem nos tem ofendido". Beijos

Unknown disse...

Perdoar é um dom, dado por Deus. São poucas as pessoas que perdoam, elas nem sabem que quando nós perdoamos nos libertamos de toda a raiva magoa e outras coisas. Saber perdoar é uma das maiores riquezas de um ser humano. Hoje eu sei perdoar pq tento seguir os madamentos de Deus. É dificil mais não é impossível.
Beijos minha irmã.

Anônimo disse...

Perdoar como Deise disse realmente é um dom de Deus....possível a poucos humanos...pq perdoar precisa ser de coração e não de boca. Achei muito cedo a mãe dizer que perdoa um assassino frio e calculista que acabou com a vida da sua filha sem maiores motivos. Se for de coração admiro essa senhora e ainda tenho um caminho muito longo até chegar nessa plenitude.
Perdoar é lembrar sem mágoas...