sábado, 18 de outubro de 2008

O que está acontecendo com nossos jovens?

A alguns anos atrás, eu era jovem. Arteira, faceira, bagunceira, namoradeira, mas consciente do bem e do mal, do sim e do não e completamente pronta para o talvez.
Hoje me deparo completamente surpresa com a dificuldade que os jovens tem de aceitar a rejeição.
Posso citar o caso de Eloá, uma menina de 15 anos com um namoro estável de 2 anos e meio e que no momento em que disse não a esse relacionamento, viu-se em um pavoroso filme de terror. Sequestrada, atormentada e por fim entre a vida e a morte baleada por um não.
E assim vejo todos os dias acontecer, sendo em relacionamentos entre namorados, pais e filhos e até mesmo com professores.
E então eu pergunto a todos nós. O que fizemos com nossos jovens? Nos perdemos em algum instante na educação dos mesmos. E agora? O que fazer? Como resgatar a dignidade, o caráter e a responsabilidade de nossos jovens?
Precisamos nos preocupar em agir corretamente, sim com dignidade, caráter e responsabilidade, os quais perdemos pelo caminho. E, dessa forma criticamos nossos jovens sem perceber nossas atitudes espelhadas, sejam em maior ou menor proporção.
Fiquemos atentos aos nossos atos, sempre que responsáveis por uma criança, adolescente ou jovem porque somos sem sombra de dúvida um exemplo vivo.
Prostemo-nos às nossas dificuldades e reconheçamos nossas incapacidades e partindo daí busquemos atitudes corretas e coerentes em nossas vidas.
Pois dessa forma, como pais, tios, educadores ou simplesmente amigos poderemos mostrar o caminho se não o melhor, o mais correto.
Termino como uma frase dita por uma avó de uma aluna: "Hoje só encontramos o melhor caminho através da FAMÍLIA, EDUCAÇÃO E RELIGIÃO."
Tentemos esse caminho e mostremos aos nossos jovens ao menos uma tentativa.
Um forte abraço de Paz.
Delaine

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá querida, fui ao seu orkut para responder à mensagem e não resisti ao convite... passei por aqui também!

Adorei as palavras, o texto, a reflexão... Não sei de quem foi a culpa no caso desse casal, nem sei se houve algum culpado, talvez somente uma falta de comunicação, desencontros rudes e desastrosos. Acima de tudo, o rapaz estava perdido, um desastre irreversível na vida dos pais de ambos...

P.S.: eu concordo com a religião como possível caminho, mas somente para aqueles que ousam se libertam do condicionamento social nela embutida. No mais, é trocar uma escravidão por outra.

Um grande, beijo, cara amiga pedagoga, e um abraço repleeeeeeto de saudades!!!!!!

Ellen Regina.
www.facetasdemim.blogspot.com

Unknown disse...

Apesar de concordar que nossos jovens estão optando por caminhos fáceis demais, impelidos por pais que não querem que os filhos sofram ou passem pelas dificuldades que eles próprios já experimentaram, eu acho que o caso Eloá não passar por aí. Acho que o que ocasionou todo esse episódio foi um jovem que, por demais apaixonado (ou não), entrou em pleno surto psicótico, que foi plenamente alimentado pela polícia. O jovem Lindenberg não parece ser um psicopata em busca de um momento de glória através do sofrimento de quem o rejeitara, mas sim alguém que enlouqueceu diante de uma situação inesperada de rejeição e que, ao invés de ser orientado pela polícia, a polícia é que foi comandada por ele. Qualquer pessoa que já tenha lidado com a doença mental deve saber que ela não tem lógica, apenas paixão e, sob essa perspectiva, não adiantava prometer redução da pena, atenunantes, porque em seus delírios, seu pensamento era voltado somente para a Eloá. Triste fim de mais uma vida...

Unknown disse...

O mundo se acaba lá fora ideologias contraditórias de uma sociedade que vive na era da impunidade, não sei se estou vivendo a realidade de um pesadelo mas a cada mês estou vendo crianças morrendo o tempo inteiro!!
Ama teu próximo como a ti mesmo e como eu vos amo!!! Como dizer senhor te amo sem mesmo vê-lo e ser incapaz de amar o outro que está ao lado e se pode ver o que não ama não conhece a Deus, por que Deus é amor!! Se Deus é amor nunca devemos dizer que odiamos alguém... Infelizmente falta Deus no coração desse mundo!!!

Anônimo disse...

Eu creio que uma grande parcela de culpa para que os jovens estejam assim tão desenfreados seja a tão famosa e cogitada modernidade. O mundo moderno que faz com que os jovens tenham tudo nas mãos porque caso contrário "não irão acompanhar os coleguinhas"....pobre coitados...já ouvi alguns pais dizerem isso....e sinceramente achei ridiculo. Não acho que os jovens e crianças tenham q ficar alienados não...precisam estar antenados sim nos acontecimentos mas tudo dentro do seu tempo....pq nós fomos criados de maneira diferente e não morremos por isso?? pq uma criança tem q ter um celular??? pq as crianças não vivem sem o computador....jogos de tabuleiro, desenho animado, sessão da tarde...nunca mais!!!!!!
O lance é fofocar no celular, não sair da internet (orkut e msn) e se tornar adulto o quanto antes! Tenho medo...ainda não tenho filhos e me preocupa muito o comportamento de nossas crianças de hoje.
Mas uma coisa é certa, quem trilha esse caminho somos nós pais e educadores e algumas consequências são para sempre!